10 maneiras de curar a sinusite atacada

Doutor Já Redação

O que é sinusite?

Uma sinusite ocorre quando o tecido dos seios nasais incham. Isso leva a um acúmulo de muco, dor e desconforto. Os seios nasais são bolsas cheias de ar nos ossos do rosto que formam a parte de cima do trato respiratório. Essas bolsas vão do nariz até a garganta. Nesse artigo vamos dar dicas de como curar a sinusite atacada.

Uma sinusite pode ser causada por qualquer coisa que impeça a drenagem dos seios nasais, como:

  • O resfriado comum
  • Rinite alérgica
  • Exposição a alérgenos
  • Rinite não alérgica
  • Mudanças na pressão do ar

As viroses podem causar 9 em cada 10 sinusites em adultos, de acordo com os Centers for Disease Control and Prevention.

 

Sinusite pega?


Se você tem sinusite viral, é possível espalhar esse vírus para outra pessoa. Isso poderia causar um resfriado, que poderia se transformar em uma infecção. Mas a sinusite nem sempre é causada por um vírus. Bactérias e fungos também podem ser as causas.

 

Se as bactérias são as causas da sua sinusite, o seu tipo de sinusite não pega.

 

 

Quanto tempo dura uma sinusite atacada?

Uma sinusite tem sintomas similares a um resfriado comum. A grande diferença entre os dois é o tempo de duração desses sintomas. Os sintomas da sinusite, normalmente, não duram por mais de 10 dias. Entretanto, a sinusite crônica pode durar 12 semanas ou mais.

O tempo vai curar a sinusite, na maioria das vezes. Os antibióticos não ajudarão numa sinusite por vírus ou por uma irritação no ar, como o fumo passivo. Contudo, nesse artigo, vamos te falar o que fazer quando tiver sinusite. O tratamento caseiro é bem procurado para essa condição. É por isso que separamos 10 deles para você nesse artigo.

 

Como curar a sinusite atacada?

1- Beba muita água

Para curar a sinusite atacada e ajudar a eliminar o vírus do seu sistema, certifique-se de estar adequadamente hidratado. Procure beber, pelo menos, 250 ml de água a cada duas horas. A água é um potente remédio caseiro e pode ajudar a curar a sinusite.

 

2- Coma alimentos que reforçam e estimulam o sistema imunológico

Para lutar contra o vírus e ajudar a curar a sinusite, coma alimentos como gengibre e cebola. Um tratamento caseiro bem conhecido é o com alho. Para usar alho no seu tratamento, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda comer 2 a 5 gramas de alho fresco ou tomar 300 a 1.000 miligramas de extrato de alho por dia. Isso vai te ajudar a tratar de forma caseira e curar a sinusite.

Você também pode experimentar tomar chá de gengibre. Adicione mel para ter um resultado melhor. O mel é embalado com antioxidantes, e tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

 

3- Adicione umidade

Manter os seus seios nasais hidratados pode ajudar a curar a sinusite atacada e a pressão que ela causa, além de ser um tratamento caseiro fácil de realizar. Aqui está o que fazer:

*Durante o dia e antes de dormir, use sprays nasais salinos naturais. Esses sprays podem ser comprados nas farmácias e usados várias vezes ao longo do dia para ajudar a acabar com a congestão.

*Exponha os seus seios nasais a vapor. Tome banhos quentes regulares e respire o ar úmido. Você também pode encher uma tigela com água fervente e inclinar-se por 10 minutos. Cubra a cabeça e a tigela com uma toalha grossa. Mantenha o seu nariz 10 centímetros acima da água.

 

4- Limpe os seios nasais com óleos

Óleo de eucalipto é uma das formas de como curar os seios nasais com muco da sinusite. Um estudo publicado na The Laryngoscope descobriu que o principal ingrediente no óleo de eucalipto, o eucaliptol, ajudou pessoas com sinusite aguda a se recuperarem mais rapidamente.

Certifique-se de usar apenas óleos essenciais de grau alimentício. Esfregue uma gota de cada óleo no céu da boca e depois beba um copo de água.

 

5- Use um higienizador nasal

A irrigação nasal é um remédio caseiro que as pessoas usam muito para aliviar os sintomas da sinusite. De acordo com uma pesquisa recente, usar um higienizador nasal com uma solução salina pode te ajudar a se livrar de alguns sintomas de sinusite crônica.

 

Siga as instruções fornecidas com seu higienizador nasal. Aqui estão as orientações gerais com o que fazer:

1- Encha o pote com a solução salina.

2-Incline a sua cabeça.

3-Insira o bico do higienizador em sua narina superior. Com cuidado, despeje a solução salina na narina.

4-Repita o processo com a outra narina.

Certifique-se de desinfectar o seu higienizador nasal após cada uso. Use apenas água destilada.  A água da torneira pode conter contaminantes, como bactérias ou parasitas, que podem piorar a sua condição.

 

6- Alivie a dor facial com compressas mornas

A aplicação de calor úmido e quente pode ajudar a aliviar a dor provocada pela sinusite atacada, portanto, esse é outro importante remédio caseiro. Coloque toalhas quentes e úmidas em volta do nariz, bochechas e olhos para aliviar a dor facial. Isso também ajudará a limpar as passagens nasais do lado de fora.

 

7- Use medicamentos que não precisam de prescrição médica

Se você não estiver sentindo um alívio com essas dicas, use um medicamento para sinusite que não precisa de receita médica. Os descongestionantes sem prescrição médica, como a pseudoefedrina, podem aliviar os sintomas da sinusite atacada ao estreitar os vasos sanguíneos. Isso ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço. Pode melhorar o fluxo de drenagem dos seios nasais.

A dor causada pelo acúmulo de pressão nas passagens nasais pode ser aliviada ao tomar um medicamento dos listados abaixo:

*Aspirina

*Paracetamol (Tylenol)

*Ibuprofeno (Advil, Motrin)  

Se o congestionamento nasal for causado por uma reação alérgica, anti-histamínicos podem ajudar a bloquear a inflamação.

Sempre siga o conselho do seu médico e a bula dos remédios.

 

8- Consiga uma prescrição médica

O seu médico provavelmente não prescreverá antibióticos, a menos que tenha sinusite crônica, ou  se a sua sinusite for bacteriana. O seu médico ou alergista irá determinar se você tem sinusite viral ou bacteriana. Ele fará isso ao:

  • Perguntar sobre seus sintomas
  • Realizar de um exame físico
  • Recolher amostras no interior do seu nariz

Amoxicilina é um medicamento comumente prescrito para sinusites agudas. Amoxicilina-clavulanato é frequentemente prescrito para uma sinusite bacteriana. Dependendo do tipo de antibiótico, eles podem ser tomados por 3 a 28 dias. É importante tomar os antibióticos pelo tempo prescrito pelo seu médico. Não pare de tomá-los antes do tempo, mesmo se seus sintomas melhorarem.

 

9- Pegue leve

Leva um tempo para se recuperar de uma sinusite. Descanse bastante para ajudar o seu corpo a lutar contra a infecção.  

Procure ajuda por causa da sinusite.

 

10 – Vá ao médico

Consulte o seu médico se você ou o seu filho tiver alguns dos sintomas de sinusite abaixo:

  • Uma temperatura superior a 38 ° C
  • Sintomas que duram por mais de 10 dias
  • Sintomas que estão piorando
  • Sintomas que não são aliviados pela medicação que não precisa de prescrição médica
  • Várias sinusites no último ano (sinusite recorrente)
  • Se você tiver uma sinusite por 8 semanas ou mais, ou se tiver mais de 4 sinusites por ano, você pode ter sinusite crônica. Causas comuns de sinusite crônica são:

*Alergias

*Crescimentos nasais

*Infecções do trato respiratório

 

Para reduzir o seu risco de sinusite

*Lave as mãos com frequência, especialmente depois de estar em lugares lotados, como o transporte público.

*Mantenha-se atualizado com as imunizações recomendadas.

*Limite o contato com pessoas resfriadas ou com outras infecções do trato respiratório superior, se possível.

*Evite fumar e a exposição ao fumo passivo.

*Descanse bastante se você tiver um resfriado para reduzir o risco de complicações, como a sinusite.

 

 

Quais são os sintomas da sinusite?

Aqui estão alguns típicos sintomas que a sinusite causa:

  • Congestão nasal
  • Perda do sentido do olfato
  • Muco escorrendo pela garganta do nariz
  • Descarga nasal verde (catarro)
  • Sensibilidade sob os olhos ou na ponte do nariz
  • Dor leve a grave na testa ou nas têmporas
  • Tosse
  • Fadiga
  • Febre
  • Mau hálito ou gosto desagradável na boca

 

Qual o panorama?

Sinusites são muito comuns. Os sintomas, geralmente, vão embora por conta própria dentro de 10 dias. Medicações que não precisam de prescrição e remédios naturais podem ajudar a aliviar os sintomas. Se os seus sintomas durarem mais de 10 dias, converse com o seu médico.

F