3 sinais para procurar um médico quando estiver com alergia

Doutor Já Redação

 O que é Alergia?

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a uma substância externa.  Essas substâncias são chamadas alérgenos e geralmente não te fazem mal.  Elas podem incluir certas comidas, pólen ou pelo animal.

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

Por que isso acontece?

A função do seu sistema imunológico é te deixar saudável.  O sistema cumpre isso atacando qualquer coisa que ele ache que possa colocar o seu corpo em perigo. Dependendo do alérgeno, essa resposta pode envolver inflamação, espirros ou diversos outros sintomas.

O seu sistema imunológico normalmente se ajusta ao ambiente que você vive. Por exemplo, quando o seu corpo entra em contato com algo como pelo animal, ele deve perceber que é inofensivo.  Para as pessoas com alergia a pelo animal, o sistema imunológico percebe esse estimulo como um invasor que está ameaçando o corpo, então, faz esse ataque.

As alergias são comuns e vários tratamentos podem ajudá-lo a evitar sintomas irritantes e problemáticos.

Buscar Médicos – Consultas e Exames com Preços Acessíveis

 

Causas e tipos de alergias

Os pesquisadores não sabem exatamente por que o sistema imunológico causa uma reação alérgica.

As alergias têm um fator genético, logo, elas podem ser passadas de pais para filhos. Alergias específicas não são transmitidas. Por exemplo, se sua mãe é alérgica aos mariscos, isso não significa necessariamente que você também será.

Tipos comuns de alergias incluem:

1- Produtos de animais: pelo de animais de estimação, ácaros, baratas

2- Drogas: penicilina, sulfamidas

3- Alimentos: trigo, nozes, leite, marisco, ovos

4- Picadas de insetos: abelhas, vespas, mosquitos

5- Mofo: esporos de mofo no ar

6- Plantas: pólenes de grama, ervas daninhas e árvores, bem como resina de plantas como hera venenosa e carvalho venenoso

7- Outros: látex, metais

 

Rinite alérgica

Rinite alérgica, também conhecida como febre dos fenos, é uma das alergias mais comuns. Ela é causada pelo pólen liberado das plantas. A rinite causa:

– Coceira nos olhos

– Olhos marejados

– Coriza

– Tosse

 

Quando procurar um médico por causa de alergia

Os sintomas de alergias podem criar muitas complicações. O seu médico pode ajudar a determinar a causa dos seus sintomas, como também a diferença entre uma sensibilidade e uma alergia completa.  O seu médico também pode ensinar-lhe a lidar com os sintomas da sua alergia.

 

1- Por causa de alergia a alimentos

As alergias alimentares podem desencadear inchaço, urticária, náusea, fadiga e muito mais. Pode levar um tempo para que uma pessoa perceba que tem uma alergia alimentar. Se você tiver uma reação séria depois de uma refeição e não souber exatamente por que, veja um médico imediatamente. Ele pode encontrar a causa exata de sua reação ou encaminhá-lo a um especialista.

 

2- Por causa de rinite alérgica

Os sintomas da febre dos fenos podem parecer os de um resfriado. Eles incluem congestionamento, nariz escorrendo e olhos inchados. Na maioria das vezes, você pode administrar esses sintomas em casa usando tratamentos sem receita médica. Procure o seu médico se os sintomas se tornarem incontroláveis.

 

3- Por causa de alergias severas

Alergias severas podem causar anafilaxia. Esta é uma emergência (apresenta risco de vida) que pode levar a dificuldades respiratórias, vertigem e perda de consciência. Se você estiver sofrendo esses sintomas depois de entrar em contato com um possível alérgeno, procure ajuda médica imediatamente.

 

Como as alergias são diagnosticadas

As alergias podem ser diagnosticadas de diversas maneiras. Primeiro, o seu médico perguntará sobre os seus sintomas e fará um exame físico. Ele também perguntará se você comeu algo incomum recentemente e se entrou em contato com alguma substância. Por exemplo, se você tiver uma alergia nas mãos, seu médico pode perguntar se você usou luvas de látex recentemente.

 

Processo de eliminação

As alergias alimentares geralmente são diagnosticadas através de um processo de eliminação. O seu médico talvez peça para você seguir uma dieta de eliminação. Isso significa que você irá remover alguns alimentos da sua dieta e então irá avaliar os sintomas. Depois, você irá voltando, lentamente, a sua dieta anterior, acrescentando os alimentos que tinham sido tirados, e anotará os sintomas em um diário alimentar.

 

Teste de pele (cutâneo)

O seu médico também pode encaminhá-lo a um alergista para exame e tratamento. Um teste cutâneo é um tipo comum de teste de alergia. Durante este teste, sua pele é picada ou arranhada com pequenas agulhas contendo potenciais alérgenos. A reação da sua pele é documentada. Se você é alérgico a uma substância específica, sua pele ficará vermelha e inflamada.

 

Exame de sangue

O seu médico ou alergista também pode solicitar um exame de sangue conhecido como teste de radioalergossorvente (RAST). Seu sangue será testado para ver se há anticorpos que causem alergias (células que reagem aos alérgenos).

 

Tratamento de alergia

A melhor maneira de evitar a alergia é ficar longe de qualquer coisa que desencadeie a reação. Se isso não for possível, há opções de tratamento disponíveis.

Medicação

O tratamento de alergia geralmente inclui medicamentos como anti-histamínicos para controlar os sintomas. A medicação pode ser tanto com ou sem receita médica, dependendo da gravidade de sua alergia.

Medicamentos para alergia incluem:

– Anti-histamínicos

– Corticosteróides

– Cromolínio de sódio

– Descongestionantes

– Modificadores de leucotrienos

– Imunoterapia

Essa envolve várias injeções ao longo de alguns anos para ajudar o corpo a se acostumar com a sua alergia. Se a imunoterapia for bem sucedida, ela pode impedir o retorno dos sintomas.

Epinefrina de emergência

Se tiver uma alergia grave, que ameaça a vida, você deve tomar uma injeção de epinefrina de emergência. A injeção controla as reações alérgicas até a ajuda médica chegar.

Alternativas

Existem muitos tratamentos naturais e suplementos comercializados para tratar alergias, mas você deve discutir isso com seu médico antes de tentar. Alguns tratamentos naturais podem conter outros alérgenos.

 

Evitando sintomas

Não há como prevenir alergias. Mas há maneiras de evitar que os sintomas ocorram. A melhor maneira de prevenir os sintomas da alergia é evitar os alérgenos que os desencadeiam.

Evitar é a maneira mais eficaz de prevenir sintomas de alergia alimentar. Evitar os sintomas da rinite, alergia de contato e outras se resume a saber onde os alérgenos estão localizados e como mantê-los longe. Se você é alérgico ao pó, por exemplo, você pode ajudar a reduzir os sintomas instalando filtros de ar adequados em sua casa, tendo seus dutos de ar profissionalmente limpos e espanando a sua casa com regularidade.

Testes de alergia adequados podem ajudá-lo a identificar o que exatamente desencadeia a sua alergia. Assim, fica mais fácil saber o que evitar.

 

Vivendo com alergias

As alergias são comuns e não têm consequências fatais para a maior parte das pessoas. As pessoas que correm o risco de anafilaxia podem aprender a administrar as suas alergias e o que fazer em uma situação de emergência.

A maioria das alergias é administrável com medicamentos, mudanças de estilo de vida e com a prevenção dos sintomas. Trabalhar com o seu médico ou alergista pode ajudar a reduzir as principais complicações e tornar a vida mais agradável.

Fonte: Healthline

Clique aqui e marque a sua consulta médica!

F