Amamentação pode evitar eczema em bebês

Doutor Já Redação

Amamentação de bebês e o eczema

As crianças, que foram exclusivamente amamentadas pelos três primeiros meses da sua vida, podem ter um menor risco de desenvolver eczema.

Segundo pesquisadores, a amamentação exclusiva diminuiu as chances da criança ter eczema aos 6 anos de idade em comparação com as que não foram amamentadas ou foram amamentadas por menos de três meses.

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

Causas do eczema em bebês

Crianças diagnosticadas com eczema sofrem com a coceira extrema na pele e rachaduras. Algumas das causas podem envolver um histórico familiar de alergias alimentares.

A amamentação é um processo eficaz para o crescimento saudável da criança, além de evitar o desenvolvimento de outras doenças.

Os pais devem estar cientes de que há muitos fatores relacionados ao desenvolvimento e à duração do eczema. Mas a exclusividade da amamentação pode ser um fator de proteção que reduz a duração dos sintomas do eczema.

Evitando o eczema em bebês

A amamentação no início da vida pode diminuir as chances de uma criança desenvolver eczema mais tarde ou reduzir a persistência do eczema na primeira infância. As mulheres não devem sentir uma pressão indevida para amamentar se isso não for adequado para elas e para o bebê.

Além do leite materno, existem alguns fatores externos que podem influenciar na diminuição do risco de eczema, como a frequência da aplicação de hidratantes ou fatores de risco (asma, a rinite alérgica e a dermatite).

O fator genético também pode ser um fator decisivo para o eczema em bebês, incluindo um histórico familiar de alergias. Além disso, alimentos sólidos, antibióticos, níveis de higiene e o uso de tabaco durante a gravidez podem ser considerados fatores de risco.

Outros fatores de prevenção contra o eczema:

  • Alimentação saudável durante a gravidez
  • Consumo probiótico durante a gravidez
  • Aplicar um hidratante suave e sem perfume em recém-nascidos

Um estudo até mesmo sugeriu que ter um cachorro em casa pode diminuir o risco.

Como a amamentação pode proteger contra eczema?

Amamentar recém-nascidos é um mecanismo biológico que relacionado, nos primeiros meses, a um risco reduzido de eczema.  

É necessário um cuidado dos pais à pele do bebê acerca da hidratação ou a introdução precoce de possíveis alérgenos ao sistema imunológico da criança através do leite materno. As proteínas do leite se combinam com anticorpos maternos e podem ser transferidas e absorvidas pelos bebês que estão desenvolvendo o sistema imunológico. Com isso, eles desencadeiam a produção de células que são protetoras e suprimem outras vias alérgicas.

Além da amamentação, há fatores secundários que reduzem o risco do eczema. Dessa forma, não só o leite materno é importante, mas também fatores externo podem influenciar o desenvolvimento saudável do bebê no início da vida.

Fonte: Health Line

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

F