Como amenizar sua queimadura de sol?

Doutor Já Redação

Evitando

É óbvio que não pegar sol é a melhor maneira de evitar queimadura de sol. Porém, se você não dispensa aquele solzinho, existem outras precauções. As principais são:

 

Evitar ficar no sol de meio do dia. Esse é o horário em que os raios ultravioletas estão mais fortes.

 

Ficar no sol faz mal?

O perigo imediato da exposição em excesso ao sol é a queimadura de sol. Com danos solares repetidos, a pele começa a ficar seca, enrugada, sem cor e escamosa. Apesar da pele parecer mais grossa, na verdade, ela foi enfraquecida. Isso faz com que você se machuque mais facilmente.

Contudo, a ameaça mais séria do sol é o câncer de pele. Atualmente, esse é o câncer mais comum. Os médicos acreditam que a maior parte dos cânceres de pele podem ser evitados ao evitar os danos solares.

 

O sol tem benefícios?

Talvez você tenha aprendido que o seu corpo precisa da luz do sol. É a partir dele que você produz vitamina D, já que ela não é encontrada naturalmente na maior parte dos alimentos. Hoje, porém, muitos alimentos são fortificados com vitamina D. Sendo assim, a exposição ao sol não é tão importante para vitamina D quanto antes.

Mas ficar ao ar livre, com certeza, faz a maior parte das pessoas se sentir bem. E jogar futebol é melhor para a sua saúde do que ver televisão. Mas você ainda pode se proteger dos efeitos perigosos do sol enquanto aproveita para fazer atividades ao ar livre.

 

Como posso evitar a queimadura de sol?

Ficar fora do sol é a melhor maneira de evitar os danos solares, mas a maior parte de nós sai ao ar livre regularmente. Então, quando você sair de casa, tome essas precauções:

  • Sempre use protetor solar. Aplique na sua pele todos os dias. Faça disso um hábito, assim como você escova os dentes todos os dias.
  • Evite o sol no meio do dia, das 10 da manhã às 3 da tarde. Os raios ultravioletas, que causam as queimadura de sol, estão mais fortes nesse período.
  • Use roupas protetoras quando você sair de casa, especialmente por longos períodos no meio do dia. Um chapéu de abas largas por exemplo, ajuda a proteger o seu corpo contra os efeitos nocivos do sol.
  • Use óculos escuros que filtrem a luz UV.

 

O que é FPS no protetor solar?

FPS significa fator de proteção solar. O número do FPS indica quão bem o produto irá proteger dos UVB, os raios ardentes do sol. (A maior parte dos protetores solares também absorvem os raios ultravioletas A- UVA). Quanto maior for o FPS, maior é a quantidade de proteção. Todas as pessoas devem usar um protetor solar com o mínimo de FPS de 30. Se você tem câncer de pele ou uma condição pré-cancerosa, você deve usar um protetor solar com FPS ainda maior. Atualmente, grande parte dos protetores solares têm FPS de 45 ou maior.

 

Eu não me queimo. Posso usar um protetor solar mais fraco?

Se você está apenas tentando evitar o sol, a resposta é sim. Mas a proteção em relação ao sol não é o motivo mais importante para usar protetor solar. Você quer reduzir os danos causados pelo sol. A sua pele pode ser danificada pela exposição constante ao sol, se você vir ou não a queimadura. Lembre-se, a queimadura de sol é uma reação imediata, mas os danos devido ao sol ocorrem ao longo da vida. Se você teve pré-câncer ou câncer de pele, você deve usar um protetor de fator 30 ou mais.

 

Quem deve usar protetor solar?

Todas as pessoas que passam um tempo ao ar livre devem usar protetor solar. Isso inclui:

  • Homens, mulheres e crianças
  • Pessoas que se bronzeiam facilmente e as que não
  • Pessoas de pele clara e pele escura;
  • Pessoas que já têm bronzeados; banhistas e jardineiros.

 

Os protetores solares são seguros para as crianças?

Sim. Além de serem seguros para crianças com mais de 6 meses, se forem usados regularmente na infância, eles podem evitar que cânceres de pele se desenvolvam ao longo da vida. Recentemente, pesquisadores disseram que se os protetores solares forem usados regulamente pelas crianças até os 18 anos, haveria uma redução de 72% nos casos de câncer de pele posteriormente.

 

Como os protetores solares devem ser aplicados?

Os protetores solares são muito eficientes. Siga essas instruções para ter uma proteção melhor:

  •  Aplique o protetor solar pelo menos 20 a 30 minutos antes de ir ao ar livre, sempre que você ficar exposto por 30 minutos ou mais.
  • Reaplique o protetor solar a cada 2 horas enquanto estiver ao ar livre, mesmo se o produto disser que dura “o dia todo”. Se você ficar molhado ou transpirar muito, reaplique o protetor solar com mais frequência.
  • Cubra todas as áreas expostas, incluindo orelhas, lábios, rosto e dorso das mãos.
  • Não economize; aplique uma camada generosa. Não esfregue, passe suavemente. A quantidade de 45 ml (um copo) de protetor solar é necessária para cobrir toda a pele exposta afim de atingir o nível declarado de proteção.
  • As mulheres devem aplicar protetores solares sob a maquiagem. Se você esperar para aplicar protetor solar até chegar à praia, talvez já esteja transpirando, e a umidade torna os protetores solares menos eficazes.

 

Minha pele é sensível. Posso não passar protetor solar?

Alguns protetores solares contêm ingredientes que podem irritar a pele. Se você sabe que reage a ingredientes específicos, certifique-se de checar o conteúdo na embalagem. Você também pode pedir para o seu dermatologista recomendar um protetor solar para você.

 

Contudo, pode ser que o protetor solar não esteja causando a reação. Outros produtos que entram em contato com a sua pele, como perfumes, certos medicamentos e sabonetes, podem fazer com que a sua pele fique mais sensível. Pense nos produtos que você tem usado (especialmente os novos) e pare de usar um de cada vez antes de parar de usar o protetor solar. Se você não tem certeza dos efeitos colaterais causados pela medicação que está usando, consulte o seu médico ou farmacêutico local.

 

Fonte: My Cleveland Clinic

F