Gatorade ajuda a curar ressaca?

Doutor Já Redação

Visão geral

De acordo com o site da Gatorade, essa bebida “nasceu no laboratório” quando os pesquisadores perceberam que os atletas perdiam minerais e fluidos devido ao esforço dos exercícios. Gatorade foi desenvolvido para repor os minerais e carboidratos essenciais, enquanto hidrata.  Mas será que Gatorade é bom para ressaca?

Gatorade não é apenas consumido por atletas.  As crianças bebem no almoço ou após o treino de futebol. Até mesmo, recebeu uma reputação de cura de ressacas. Mesmo o Gatorade contendo menos açúcar que refrigerantes, ele é realmente cura a ressaca?

 

O “bom” do Gatorade

Quando você se exercita, é importante permanecer hidratado. A água é a forma mais lógica de hidratação. Entretanto, bebidas desportivas, como Gatorade, contêm açúcar e minerais, como sódio e potássio. As bebidas desportivas podem ajudar a repor o que nós perdemos em exercícios de longa duração, especialmente no calor.

Sais e carboidratos ajudam os atletas a se reidratar e repor a energia.  Isso que faz as bebidas desportivas ficarem populares. Os minerais ajudam a regular o equilíbrio de fluidos do corpo, enquanto os carboidratos dão energia.

 

Gatorade cura a ressaca mesmo?

O álcool age como diurético. Isso significa que o seu corpo perde água. Substituir a água que seu corpo perdeu não cura, mas ajuda a aliviar a ressaca. Tomar Gatorade ou outra bebida esportiva ajuda a repor os eletrólitos perdidos e obter um pouco de açúcar ao mesmo tempo. É por isso que tomar gatorade ajuda a curar os sintomas da ressaca.

Você provavelmente já ouviu falar que intercalar água e álcool é bom pra ressaca no dia seguinte. Mas água de côco ou Gatorade ajudam ainda mais a aliviar a ressaca: eles substituem os nutrientes que você perde quando bebe, de acordo com Kovacs. Sempre que você beber mais do que duas bebidas de cada vez, alterne entre bebida e Gatorade ou água de Côco (ou beba o último durante a noite) e isso com certeza vai te ajudar a curar a ressaca mais rápido.

 

Melhor do que água?

A Gatorade alega que o seu produto hidrata o corpo melhor do que a água. Algumas pesquisas sustentam essa alegação. Um relatório da University of California Berkeley, diz que bebidas desportivas podem ser melhores do que água para crianças e adultos que fazem muito exercício por muito tempo. Entretanto, você deve notar que se exercitar por menos de 60 a 90 minutos pode não precisar de Gatorade para manter ou melhorar o desempenho.

Então, o que acontece com uma pessoa comum que consome essa bebida?

 

O “ruim” do Gatorade

A grande maioria das pessoas que bebe Gatorade não é atleta. Mesmo tendo menos açúcar por ml do que um refrigerante normal, não é exatamente saudável. Beber Gatorade pode:

-Contribuir para a cárie dentária.

-Contribuir para o ganho de peso

-Aumentar o risco de pressão arterial alta ao longo do tempo.

-Aumentar o risco de hiperatividade

 

O que devo fazer para me ajudar a curar ressaca?

Enquanto o Gatorade pode te ajudar a se hidratar, é melhor beber o apenas quando for necessário.  Para as pessoas que não estiverem se exercitando por pelo menos uma hora por dia, cinco dias na semana, a água é a melhor escolha para permanecerem hidratadas.

Evite licores escuros como conhaque, vinho tinto e tequila. Eles tem substâncias que tornam as ressacas mais severas e duradouras. Licores claros como vodka e gin tem menos dessas substâncias. Essas opções vão fazer você se curar ressaca rápido.


Comida salgada e gordurosa ajuda. Alimentos ricos em gordura e proteína podem retardar a absorção do álcool, dando ao seu metabolismo mais tempo para eliminar o álcool do sistema. Isso vai te ajudar a curar ressaca rápido. O sal ajudará a substituir os eletrólitos perdidos, e a carne contém vitamina B6, que reduz os sintomas da ressaca e, por isso ajuda a curar ressaca mais rápido.

 

Fonte: Healthline e Cosmopolitan

F