Por Que Fico Com Diarreia Após Consumir Bebida Alcoólica?

Doutor Já Redação

Vamos entender melhor isso

Beber álcool é comum para muitas pessoas de vários países, mesmo assim, o consumo moderado vem com um conjunto de efeitos colaterais.

Muitas pessoas têm diarréia após beber álcool. Diarréia pode ser desconfortável e vir acompanhada por outros sintomas. Além disso, alguns tipos de álcool podem ser mais propensos a causar diarréia do que outros.

Felizmente, há alguns passos simples a serem seguidos para ajudar a reduzir a probabilidade de diarréia depois de beber álcool.

Buscar Médicos – Consultas e Exames Com Preços Acessíveis

 

Por que álcool causa diarréia?

Álcool é facilmente absorvido em muitos tecidos do corpo. Assim que o álcool entra no corpo, ele começa a entrar na corrente sanguínea.  Uma parte dessa absorção ocorre no estômago.

Se houver comida no estômago no momento, a taxa de absorção será menor. Essa é a causa das pessoas sentirem os efeitos do álcool mais rapidamente se estiver com estômago vazio.

Uma vez que sai do estômago, o álcool começa a ser absorvido pelo intestino delgado. Grande parte do álcool é absorvida aqui, mas o restante entra no intestino grosso e sai através das fezes e urina.

 

Faz mal

Álcool pode causar sérias mudanças no funcionamento normal do sistema digestivo em cada etapa do caminho percorrido. Essas mudanças incluem:

Inflamação: o aparelho gastrointestinal fica inflamado quando entra em contato com álcool. Álcool também pode levar a uma maior produção de ácido no estômago, o que pode aumentar a irritação e inflamação. Essa irritação, geralmente, pode levar à diarréia.

Absorção de água: a água geralmente é absorvida das comidas e líquidos que chegam ao intestino. O intestino grosso tira os líquidos das fezes antes de as liberarem.  Quando o álcool está presente, o intestino grosso não funciona tão bem. Isso pode resultar em fezes líquidas e desidratação.

Digestão mais rápida: o álcool agita os intestinos e faz com que eles reajam acelerando a digestão. Os músculos do cólon contraem-se mais frequentemente, empurrando as fezes para fora mais rápido do que o habitual. Essa aceleração pode levar à diarréia, visto que os intestinos não têm tempo para digerir corretamente o alimento.

Desequilíbrio bacteriano: há uma variedade de bactérias no intestino que trabalham para manter o corpo em equilíbrio ao atacar patógenos prejudiciais.  Álcool pode temporariamente matar algumas espécies de bactérias ou permitir o crescimento rápido de outras, o que pode causar o mau funcionamento dos intestinos.

 

Buscar Médicos – Consultas e Exames Com Preços Acessíveis

Fatores de risco adicionais

Existem certos fatores de risco por ter diarréia após o consumo de álcool. As escolhas de estilo de vida podem afetar a diarréia no dia seguinte ao consumo e outras condições podem piorar os sintomas.

Escolhas de estilo de vida

Hábitos pessoais desempenham um papel importante nos efeitos colaterais causados pelo consumo de álcool.

Alguém que bebe praticamente todos os dias pode ser mais propenso a ter diarréia crônica por causa do álcool. As pessoas que bebem demais ou consomem  muitas bebidas alcoólicas seguidas podem também estar mais inclinadas a experimentar diarréia.

Comer alimentos pesados enquanto consome álcool pode também aumentar o risco de diarréia. O corpo tem problema em digerir a comida quando o álcool está passando pelos tecidos intestinais e o álcool, também, pode reduzir as enzimas digestivas necessárias para quebrar alimentos pesados.

Outras condições gastrointestinais

Pessoas com Síndrome do Cólon Irritado (SCI), doença celíaca ou doença de Crohn podem ter reações piores ao álcool e experimentar diarréia mais regularmente depois de beber.

Pessoas que são intolerantes ao glúten podem responder mal aos grãos na cerveja e em certos licores. A cerveja dá diarreia porque você pode ter alguma dessas condições. Qualquer um com um tubo digestivo mais sensível, geralmente, pode também ser mais sensível aos efeitos do álcool.

Por que cerveja dá diarreia?

Diferentes bebidas alcoólicas podem causar mais sintomas do que outras. É importante notar que bebidas alcoólicas podem afetar diferentemente cada indivíduo.

A cerveja causa diarréia depois de beber, em algumas pessoas. Isso acontece porque a cerveja tem mais carboidratos comparada a outras formas de álcool. O corpo pode ter problemas para quebrar esses carboidratos extras enquanto álcool é consumido. É por isso que a cerveja dá diarreia.

 

botão cartão Doutor Já

Uma Alternativa aos Planos de Saúde

 

Outros álcoois que dão diarreia depois de beber

Vinho também causa diarréia mais frequentemente em certas pessoas. Se o vinho te dá diarréia, você pode ter alergia aos taninos. Taninos são compostos encontrados na pele das uvas e uma reação a eles pode causar sintomas como dor de cabeça, náusea e diarréia.

O açúcar excessivo de bebidas misturadas também pode piorar a diarréia para algumas pessoas. O excesso de açúcar faz com que o corpo empurre o conteúdo dos intestinos mais rapidamente.

Prevenção

Para prevenir a diarréia depois de beber você deve ter atenção aos hábitos de beber. Desacelerar a ingestão de bebidas alcoólicas pode ajudar a aliviar o estresse no trato digestivo.

Substituir bebidas que causam sintomas gastrointestinais com um diferente tipo de álcool pode ajudar em longo prazo.

Comer antes de beber pode diminuir a taxa de absorção de álcool no corpo e reduzir o risco de diarréia.

Pode ajudar evitando a ingestão de bebidas alcoólicas misturadas com cafeína também, pois a cafeína pode aumentar o movimento no intestino e a velocidade da digestão.

Recuperação

A diarréia depois de beber álcool geralmente não é duradoura. Os sintomas de alcool e diarreia normalmente desaparecem rapidamente quando a pessoa começa a comer regularmente, hidrata-se e evita o álcool.

Comer alimentos que sejam facilmente digeridos, como arroz, torradas ou biscoitos simples, pode ajudar a preencher o estômago sem causar sintomas adicionais.

Pode ajudar evitar laticínios e comidas com muita gordura e fibra imediatamente após a diarréia, pois estes podem colocar mais estresse no sistema digestivo quando ele está tentando se recuperar.

Líquidos são especialmente importantes após beber álcool, visto que o corpo perdeu muita água através tanto da urina quanto da diarréia. Beber água, chás de ervas e caldos podem ajudar a prevenir a desidratação.

Em casos de diarréia persistente, medicamentos sem prescrição podem ajudar o corpo a absorver a água e preencher as fezes. Os probióticos também podem ajudar a recuperar o equilíbrio bacteriano no intestino.

Quando procurar um médico

Diarréia persistente pode ser um sinal de uma condição separada que pode precisar de uma visita ao médico. Ademais, diarréia excessiva pode levar à desidratação.

O médico deve ser notificado se os sintomas seguintes ocorrerem:

  • Diarréia persistente durando mais de 2 dias
  • Boca seca e sede contínua
  • Pouca ou nenhuma urina, mesmo com ingestão extra de líquidos
  • Urina infrequente que geralmente tem uma cor muito escura
  • Fraqueza e fadiga
  • Tontura ou vertigem
  • Febre
  • Cólica intensa e dores
  • Fezes sangrentas
  • Fezes negras que não são causadas por uma medicação antidiarréica

Desidratação pode ser fatal, então, qualquer pessoa que esteja com os sintomas acima deve entrar em contato com um médico.

Na maioria dos casos de diarréia causada pelo consumo de álcool, os sintomas desaparecerão quando a pessoa retornar a uma dieta normal e parar de beber álcool.

Fonte: Medical News Today

 

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

 

F