Por que será que nos queimamos com o sol?

Doutor Já Redação

Boas memórias

Queimaduras de sol nos lembram que nos divertimos, e talvez que tenhamos sido um pouco descuidados. Mas o que acontece exatamente nas nossas células?

Por que fico com queimadura de sol?

Os pesquisadores descobriram um sinal molecular que faz com que tenhamos queimaduras solares.

O estudo descobriu que quando as células da nossa pele são expostas à radiação ultravioleta (UVB), uma parte do nosso DNA fica ruim e envia um sinal para todas as outras.

Esse DNA defeituoso aparece para a gente como uma lesão solar: Um sinal, para as outras células. Isso faz com que todas as outras células vizinhas saudáveis recebam esse sinal e também fiquem queimadas de sol.

 

Do que o corpo precisa

Todo o processo acontece para remover as células danificadas pelo sol, que poderiam virar câncer se não fossem removidas.

“As células da nossa pele podem sentir outras células mortas (danificadas pelo sol). Isso acontece porque elas liberam um sinal.” disse o Dr.Richard Gallo.

Enquanto outros fatores também podem estar envolvidos nas queimaduras de sol, as descobertas sugerem que essa alteração é um marcador para lesões causadas por radiação, os pesquisadores disseram.

 

Tratamento de doenças

As descobertas podem ter implicações em condições médicas, disseram os pesquisadores.

Por exemplo, um tratamento para a psoríase (condição de pele) é a exposição à luz UV. Mas enquanto a luz pode aliviar os sintomas, ela também aumenta o risco de câncer de pele, Gallo disse.  As novas descobertas sugerem que essas moléculas que liberam os sinais usadas no lugar da terapia do sol, reduzindo o risco de câncer e produzindo o mesmo benefício.

Além disso, pessoas com doenças autoimunes têm uma sensação de queimação com pouquíssima exposição à luz do sol, antes mesmo de ficarem queimadas. Bloquear o caminho desse “sinal” que as células enviam, pode ser uma maneira de reduzir a queimação nesses pacientes, disse Gallo.

 

Vai com calma

Contudo, pessoas saudáveis não devem bloquear o sinal só pra não ficarem queimadas. Esse mecanismo é importante para seu corpo se curar e se livrar de células danificadas.

“A resposta inflamatória (ficar queimado) é uma parte normal da nossa proteção contra o sol,” Gallo disse.

 

Fonte: Live Science

F