Saiba Como Tratar Orelha Infeccionada Por Causa De Um Piercing

Doutor Já Redação

Como meu piercing na cartilagem fica inflamado?

Um piercing é essencialmente uma ferida aberta. Nesse artigo, trataremos especificamente do piercing inflamado na orelha. Um piercing na orelha geralmente leva de seis a oito semanas para curar. Os piercings na cartilagem, que se localizam na parte mais dura da orelha, geralmente levam mais tempo para curar e são os que têm mais chance de dar infecção. Há várias maneiras que o piercing na orelha inflamado pode acontecer.

 

O que fazer com seu piercing inflamado na orelha

Qualquer bactéria deixada apodrecendo, pode rapidamente se transformar em uma infecção. Se você tocar seu piercing com mãos ou instrumentos sujos, você pode começar uma infecção. Se os brincos estiverem bem apertados, não permitindo que a ferida respire e cure, você também pode ter seu piercing na orelha inflamado. Um piercing também pode ser infectado se houver muito manuseamento ou se a parte do brinco que fica dentro da orelha for áspera.

Uma infecção também pode ocorrer se instrumentos não-esterilizados tiverem sido usados, se a pessoa furar sua cartilagem da orelha sem luvas, ou se os brincos não tiverem sido esterilizados. Você deve evitar todos essas condições citadas acima, se quiser que seu piercing não fique infeccionado ou inflamado.

Como identificar um piercing infeccionado?

É bem fácil identificar um piercing de orelha infeccionado, pois geralmente há dor na cartilagem da orelha. Para identificar se está com o piercing inflamado na orelha, o que você pode fazer é verificar se tem alguns dos sintomas abaixo. Os principais sintomas dessa condição podem incluir:

– Liberação de pus amarelo

– Inchaço

– Vermelhidão

– Dor na cartilagem da orelha ou sensibilidade contínua

– Coceira e queimação

Não tem Plano de Saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já!

 

Como cuidar do seu piercing inflamado na orelha em casa

Contanto que a sua infecção na cartilagem da orelha seja menor, talvez você consiga tratar em casa. Se você fez um piercing na orelha e ele parece inflamado, procure um tratamento médico. Esses tipos de infecções são mais difíceis de serem tratados e podem requerer antibióticos orais. Infecções significantes da cartilagem podem exigir hospitalização.

Siga esses passos para cuidar de uma pequena infecção na cartilagem da orelha:

  1. Lave as mãos antes de tocar ou limpar seu piercing.
  2. Limpe ao redor do piercing com um enxágüe de água salgada três vezes ao dia. Use uma solução salina estéril (você pode encontrar alguma online) ou combine 1/4 colher de chá de sal com 250 ml de água destilada.
  3. Não use álcool, peróxido de hidrogênio ou pomadas antibióticas. Estes podem irritar ainda mais a pele e retardar o processo de cicatrização.
  4. Não tente tirar o piercing na orelha. Isso pode fazer com que o buraco feche e prenda a infecção.
  5. Limpe o piercing em ambos os lados do lóbulo da orelha. Dê tapinhas na área seca com toalhas de papel. (Outros materiais podem deixar as fibras).

Depois que a infecção parecer ter acabado, continue este regime de limpeza duas vezes ao dia até o piercing estar totalmente curado. Lembre-se, um piercing na orelha pode demorar de seis a oito semanas para curar. A rotina de cuidados é importante durante esse período.

Quando você deve procurar um médico

Geralmente, uma infecção menor da orelha devido ao piercing pode ser tratada com sucesso em casa.  Mas se qualquer um dos sintomas seguintes ocorrer, procure um médico:

– O brinco não se mover

– A tarraxa do brinco ficar embutida na sua pele

– A infecção não melhorar com o tratamento domiciliar dentro de dois dias

– Você desenvolver febre

– A infecção, ou vermelhidão do piercing inflamado na orelha pode se espalhar para além do local piercing

 

botão cartão Doutor Já

Uma Alternativa aos Planos de Saúde

 

Como evitar uma infecção

Para evitar uma infecção:

– Busque um profissional para furar a orelha

– Não tente furar a orelha em casa

– Lembre-se de perguntar ao profissional sobre o protocolo de prevenção de infecções do estúdio ou loja.  

– Pergunte se as ferramentas são esterilizadas

– Confirme que os brincos que ele usa são novos e estéreis

 

Quelóides no piercing na orelha


Quando o furo está cicatrizando, o tecido da pele antiga começa a ser substituído. Às vezes, seu corpo produz muito desse novo tecido de cicatrização e é isso que causam os quelóides. Este tecido extra começa a se espalhar a partir da ferida original, causando uma protuberância ou pequena massa que é maior do que o piercing original.
Na orelha, os quelóides geralmente começam pequenos redondos ao redor do local da perfuração. Às vezes, eles se desenvolvem rapidamente, mas geralmente aparecem vários meses depois de você perfurar sua orelha.

 

Como tratar a queloide no piercing em casa?

Embora não existam remédios caseiros clinicamente comprovados que possam remover completamente os quelóides na cartilagem, mas você pode tratar para reduzi-los.

Gel de silicone
Os géis de silicone podem tratar a textura e diminuir a cor dos quelóides. Você deve fazer uma aplicação diária de um gel de silicone para melhorar.
Estudos também mostram que o silicone pode ajudar a prevenir a formação de quelóide. Você pode comprar gel de silicone e adesivos de gel de silicone on-line sem receita médica.


Extrato de cebola
Um estudo descobriu que um gel com extrato de cebola pode reduzir a altura e os sintomas de cicatrizes elevadas. No entanto, não teve muito efeito na aparência geral das cicatrizes.

Extrato de alho
Embora seja apenas uma teoria, os pesquisadores supõem que o extrato de alho poderia potencialmente tratar quelóides. Ainda não foram feitos estudos científicos que provem isso.

 

Outras alternativas para tratar os queloides

Existem também várias opções de tratamento não cirúrgico que você pode tentar. Embora você não consiga curar completamente um quelóide, muitas dessas opções podem ajudar bastante a reduzi-lo.

Corticosteróides e outras injeções
Os médicos podem injetar medicamentos diretamente em seu queloide para ajudar a reduzi-lo, aliviar os sintomas e torná-lo mais suave. Você receberá injeções a cada três ou quatro semanas até que o quelóide melhore. Isso geralmente leva cerca de quatro visitas ao consultório.

Crioterapia
Os tratamentos de crioterapia congelam o quelóide. Eles funcionam melhor quando combinados com outros tratamentos, especialmente injeções de esteróides. Seu médico pode recomendar três ou mais tratamentos de crioterapia, antes ou depois de receber sua série de injeções de esteróides.

Tratamento com laser
Tratamentos a laser podem reduzir o tamanho e diminuir a cor dos quelóides. Como a maioria dos outros tratamentos, a terapia a laser é geralmente feita em conjunto com outro método.

Ligadura
Uma ligadura é um fio cirúrgico amarrado em torno da base de quelóides maiores. Com o tempo, o fio corta o quelóide e faz com que ele caia. Você precisará amarrar uma nova ligadura a cada três ou quatro semanas até que o queloide caia.


Cremes retinóides
Seu médico pode prescrever um creme retinóide para ajudar a reduzir o tamanho e a aparência do seu quelóide. Estudos mostram que os retinóides podem diminuir o tamanho, os sintomas e a coceira dos quelóides.

 

O que fazer depois de botar o piercing na Orelha

Após ter feito o furo na cartilagem da orelha, tome os seguintes cuidados com o piercing:

– Limpe a sua orelha duas vezes por dia com o enxágue recomendado ou solução salina estéril.

– Não gire seus brincos, pois isso pode criar um trauma na pele e causar infecção.

– Você pode limpar ao redor do piercing sem remover o brinco.

– Embora seja tentador, evite mexer demais ou toque (distração) do brinco. Esta é uma maneira comum de começar a infecção.

Fonte: HealthLine

 

F